Como servir rápido os clientes aplicando SMED

Os processos na tua fábrica conseguem servir todos os pedidos aos clientes no momento em que estes os necessitam?

Imaginas pedir um café num bar e esperar mais de meia hora para ser servido? Reclamarias, não?

Além disso os teus amigos já estão servidos e tu continuas à espera, e apercebes-te que o empregado de balcão à medida que chegam os pedidos agrupa-os em lotes de cada tipo de produto (todos os cafés, todos os cafés com leite, todos os sumos naturais, todas as sandes, etc.), porque para ele é mais produtivo dedicar o esforço a um lote de produto de cada vez. E entretanto o teu café…nem vê-lo.

O que aconselharias ao empregado de balcão para melhorar o serviço aos seus clientes zangados?

O que achas ele definir o seu posto de trabalho de forma a servir exatamente na sequência de chegada dos pedidos, e melhorando a produtividade?

O SMED (Single-Minute Exchange of Die) é uma ferramenta Lean que pretende que qualquer mudança de série, de pedido, referencia, de material ou qualquer arranque de processo deveria durar menos de 10 minutos, ou o mínimo possível.

Entende-se por mudança ou setup, o tempo que transcorre desde a fabricação da última peça válida de uma série até à obtenção da primeira peça correta da série seguinte.

Aplicar o SMED não é só para reduzir o tempo de mudança e ganhar disponibilidade máquina, o objetivo de aplicar o SMED é reduzir o lote de fabricação para reduzir o Lead time ou tempo de entrega, e assim, poder atender mais pedidos e clientes em menos tempo, incrementando a flexibilidade necessária para servir na sequência da procura do mercado.

Queres entender quando deves aplicar o SMED nos teus processos? Entende o processo de transformação Lean na nossa formação Lean gratuita.

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